Faça a sua parte Rotating Header Image

Sabor e beleza nos resíduos da cozinha

 Você costuma jogar fora os restos de alimentos ao prepará-los? As cascas de frutas e vegetais e outros resíduos alimentares estão repletos de vitaminas, e muitas deles têm material suficiente para o reaproveitamento.

Até mesmo o que não ingerimos, como cascas de ovos, cascas de limão e de laranja, pode se transformar em importantes e interessantes auxiliares dentro de casa. Confiram:

Para a casa

§ Superfícies gordurosas – Polvilhe a área afetada com sal ou bicarbonato de sódio e, em seguida, esfregue com a metade da casca de um limão. Veja o resultado!

§ Jarros de vidro embaçados – Adicione cascas de limão, sal e gelo a um pote de vidro, cafeteira ou jarra de suco de vidro; em seguida, faça movimentos de redemoinho por um minuto ou dois. Despeje a mistura e enxágue bem. O brilho está de volta!

§ Bules e chaleiras sem brilho – Para retirar o depósito mineral no fundo destes recipientes, encha-os com água e um punhado de cascas de limão e deixe ferver. Retire do fogo e deixe descansar por uma hora. Enxágue bem e veja o resultado!

§ Armários sem formigas – Coloque algumas cascas de laranja dentro dos armários da cozinha (veja a foto) e acabe com as formiguinhas que adoram passear no seu açucareiro.Funciona!

Para os alimentos

§ Raspas versáteis – As cascas de limões, limas e laranjas podem ser armazenadas para uso futuro. Basta deixá-las secar bem ou congelá-las para ter à mão, um ingrediente versátil para um grande número de pratos. Se preferir, você também pode raspar apenas a camada exterior e congelá-la em um recipiente hermético. Para secar, espalhe as raspas em uma toalha e guarde-as em um frasco limpo.

§ Batatas fritas – Misture as cascas de batata com suco de limão e azeite suficiente para envolvê-las. Espalhe as cascas de batata em uma assadeira e leve ao forno alto, mexendo de vez em quando, até dourar (cerca de 10 minutos). Tempere a gosto.

§ Caldo de legumes – Ferva cascas de batata, com as peles de cebola, algumas cascas de cenoura, os talos de alho-porró, etc, para preparar um delicioso de caldo de legumes. Após cozinhar bem, coe o caldo, tempere com ervas frescas e delicie-se! (ou congele-o para uso futuro)

§ Sabor incrementado – Coloque cascas de queijo no cozimento da sopa e descubra um incrível sabor e textura. Casca de queijos também pode ser adicionada em verduras estufadas para adicionar um sabor a mais.

Para a beleza

§ Esfoliação doce – Polvilhe açúcar no lado carnudo de uma casca de banana e use-a para fazer uma suave esfoliação em todo o corpo. Depois, basta enxaguar no chuveiro.

§ Tônico para o rosto – Esfregue cascas de laranja em seu rosto (evitando os olhos) e, em seguida, lave-o com água morna.

§ Hidratante natural – Esfregue a parte carnuda de uma casca de abacate em seu rosto para obter uma rica e nutritiva hidratação[bb]. Enxágue e pronto.

§ Alívio para olheiras – Para reduzir o inchaço ao redor dos olhos, pressione o lado úmido das cascas de batatas frescas na pele por 15 minutos.

Nutrição nos resíduos

Há pessoas que gostam de consumir vegetais sem descascá-los para aproveitar os nutrientes e fibras encontrados nas cascas e pele. Outras, preferem remover a camada externa de frutas e legumes, para reduzir a carga de pesticidas.

O ideal é que se consuma produtos orgânicos, cultivados sem o uso de pesticidas convencionais, fertilizantes artificiais e processados sem aditivos alimentares e conservantes químicos.

Porém, seja qual for a sua preferência, saiba que as cascas de frutas cítricas, batatas e outros vegetais, cascas de ovos, borra de café e até mesmo cascas de queijo têm muito nutrientes na superfície. Pense em reaproveitá-los, antes de jogá-los fora.

Conhece outros usos bacanas de resíduos de cozinha? Conte para nós!

5 Comments

  1. Sabor e beleza nos resíduos da cozinha #facasuaparte http://t.co/1DUabNPe

  2. feedhits says:

    Sabor e beleza nos resíduos da cozinha http://t.co/yNSuD2cn

  3. feedhits says:

    Sabor e beleza nos resíduos da cozinha http://t.co/NSHyL5CT @FeedSustentavel

  4. Sabor e beleza nos resíduos da cozinha – Faça a sua parte http://t.co/QsWi09o2

  5. Sabor e beleza nos resíduos da cozinha #facasuaparte http://t.co/lmabM6vK

Sitemap